O Que Significa o Dia Internacional da Mulher?

Segundo o Wikipédia, o primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América, em memória do protesto contra as más condições de trabalho das operárias da indústria do vestuário de Nova York[carece de fontes].

Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, quando foi aprovada proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um dia internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada.

No ano seguinte, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de março, por mais de um milhão de pessoas, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.

Poucos dias depois, a 25 de março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 146 trabalhadores – a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de setembro de 2001. Para Eva Blay, é provável que a morte das trabalhadoras da Triangle se tenha incorporado ao imaginário coletivo, de modo que esse episódio é, com frequência, erroneamente considerado como a origem do Dia Internacional da Mulher.

Assim, o que consideramos uma data comemorativa, é na verdade um protesto em favor dos direitos da mulher. Dessa forma, quero convidar você a refletir sobre todos os ganhos de qualidade de vida que a mulher recebeu desde então.

Há quem diga que as condições de vida da mulher atual esteja pior, por conta das duplas e triplas jornadas, pode ser que essas pessoas estejam certas, mas, não podemos negar que hoje somos mais respeitadas e mais ouvidas. Por isso, devemos continuar seguindo adiante, nunca deixando de lado nossa essência feminina, mas também não permitindo que nosso lugar na sociedade se perca.

Equilibrio. Essa é a palavra chave aqui: equilibrio, para ser mulher, mãe, esposa, trabalhadora, estudante e tudo o mais que for possível.

Feliz Dia Das Mulheres!

Pâmi Garcia